Conquistar a autoridade no Instagram é algo que exige criatividade, conhecimento técnico, estratégias a longo prazo, análise de métricas, ações precisas e conteúdo personalizado, principalmente quando se trata do segmento de papelaria, livraria e presentes.

Em resumo: nesse segmento de mercado, podemos dizer que as jogadas devem ser feitas com maestria.

Nesse sentido, a gestão do Instagram da papelaria Fina Ideia é um case que vale a pena destacar, pois é um exemplo de resultados reais do uso do Instagram para gerar autoridade e aumentar o faturamento de uma empresa.

Ficou interessado e quer saber mais detalhes? Então é só prosseguir na leitura!

Fina ideia: Facebook X Instagram

A gestão de Redes Sociais é um assunto bastante delicado porque envolve investimentos e as empresas exigem resultados que devem ser visíveis na questão da lucratividade.

Entre as ações de Marketing Digital da papelaria Fina Ideia estava a gestão do Facebook, que contrariando as expectativas, não trouxe resultados práticos.

Conquistar esses resultados dependem de uma série de fatores.

O conhecimento técnico a análise de métricas são ferramentas importantes para compreender que às vezes é preciso mudar a rota.

Inclusive, porque o Facebook ainda é a 2ª rede social mais utilizada, depois do YouTube, segundo a Digital In de 2018, que é uma pesquisa realizada pela Hootsuite e por isso, o marketing digital nas redes sociais ainda está condicionado ao uso dele.

Mas, diante da inefetividade das estratégias, a opção foi sair do convencional e investir em outras redes.

A experiência com o Facebook

De modo geral, o alcance orgânico do Facebook está limitado e por isso, a visibilidade está associada ao valor financeiro investido.

Ou seja, Facebook funciona a base de investimento em anúncios e algoritmos, o que não foi positivo na experiência com a Fina Ideia.

Os excelentes resultados com o Instagram

Foi através da alteração das estratégias das redes sociais que foi possível perceber que o Marketing Digital não é uma prática intuitiva, mas sim essencialmente técnica.

O investimento no Instagram criou uma linha de ascensão de autoridade da Fina Ideia nas redes sociais.

Um alcance inimaginável até o momento em que o jogo virou e o crescimento foi exponencial, que pode ser possível de promover no Instagram das empresas no segmento de papelaria.

Passo a passo da autoridade no Instagram da Fina Ideia

Afinal, o que foi feito (e ainda é!) durante a gestão do Instagram da Fina Ideia?

1. Diferencial estético

Sabe aquelas montagens que parecem catálogos de supermercado? Fuja disso!

No segmento de papelarias e afins, a aparência é a alma do negócio.

Por isso, é importante aproximar os produtos dos seguidores, como se não existisse a tela do computador separando o produto do cliente.

2. Benchmarking

Nada como ter fontes de inspiração e perguntar para a empresa: até onde você quer chegar?

3. Olho nas tendências

As Redes Sociais estão em constante processo de mudança e o que hoje funciona, amanhã pode estar ultrapassado.

4. Engajamento orgânico

Como alternativa principal e na medida do possível, tente sempre o engajamento orgânico, pois o investimento é sempre menor e o resultado bem mais efetivo.

5. Foco na conversão

O objetivo principal de investir em ações de marketing digital é transformar o público em clientes e fazer deles porta vozes da empresa.

Para atingir esse objetivo, no Instagram da Fina Ideia foi desenvolvido um projeto de parcerias através de critérios específicos, aproveitando principalmente a tendência da  #studygram.

6. Audiência qualificada

Não basta ter seguidores, é necessário que eles sejam potenciais clientes.

7. Trabalho em conjunto

A Fina Ideia é uma empresa que produz e revende e nesse caso, elaboramos estratégias para atuação direta com os lojistas com o foco no marketing do Instagram e a resposta foi muito positiva.

Bom, com todos esses passos, alavancar as vendas da Fina Ideia através do Instagram foi somente uma questão de tempo.

E você, quais estratégias efetivas utilizou no Instagram da sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários.